Was ist eine akustische Täuschung?

O que é um engano acústico?

Talvez você saiba que você nem sempre pode confiar 100 % na sua percepção sensorial. Você definitivamente conhecerá o fenômeno típico do engano óptico. Uma Morgana Fata também é conhecida por você. Isso cria a ilusão de tamanho ou instalações. Também existem representações desejadas que são muito populares na arte, em cartões postais ou em calendários, por exemplo.

Muito menos conhecido, no entanto, que também existem decepção acústica . Às vezes, você interpreta os tons que percebe do seu ambiente, porque às vezes interpreta de maneira muito diferente do que na realidade. Em nosso guia, você conhecerá alguns exemplos.

tons cobertos

Acontece que você pode ouvir dois tons ao mesmo tempo que diferem muito pouco em termos de altura. Então você só toma o estímulo mais alto ciente. O fator decisivo é que um desses dois tons é muito mais alto que o outro.

Os inventores inteligentes do formato MP3 aproveitaram esse engano acústico. Se a música for tocada, parte dos tons pode simplesmente ser deixada de fora. Algumas pessoas tomam alguns tons de qualquer maneira. Isso desempenha um papel importante na digitalização. A transmissão de dados também é afetada no processo. Quanto menores os arquivos, melhor. Então, apenas um requisito de espaço mínimo é necessário para salvar arquivos de música ou transferi -lo mais rapidamente na internet.

O fenômeno acústico do Shepard Skala

A escala de So So -Called Shepard lida com um fenômeno acústico no qual vários gols são jogados ao mesmo tempo. Os tons são diferentes. No entanto, como o volume muda de tempo, como ouvinte, você tem a sensação de que ouviria uma escala. Na verdade, você só ouve os mesmos tons, e cada um desses tons tem um volume diferente. Na internet, você encontrará muitos exemplos de som bonitos. Os efeitos que você pode perceber parecem muito futuristas. Os artistas também recusam esse engano, por exemplo, em peças de piano. Esse fenômeno às vezes é usado por tubos de órgãos para certas melodias. Isso cria uma experiência de som muito flutuante.

melodias com fundo misterioso

Diana German é uma psicóloga musical americana bem conhecida. Em seus estudos, ela descobriu que geralmente não é possível reconhecer fragmentos arbitrariamente escolhidos de uma melodia sem um contexto coerente. No entanto, assim que o sujeito ouviu toda a peça musical, é possível derivar toda a melodia dos fragmentos. Seu cérebro pode adicionar as passagens ausentes, se necessário. Você então ouve a música inteira em sua cabeça, embora você só possa perceber tons individuais.

Efeito sonoro espacial por Stereofonie

Um efeito sonoro de sala especial pode ser criado usando a Stereofonie . Basicamente, apenas dois sistemas diferentes de alto -falantes são necessários para isso, que reproduzem os tons. Com um controle hábil, surge a ilusão de que a fonte de som estaria na sala em outro lugar que é realmente o caso. Este efeito especial é frequentemente usado no cinema ou em um show.

Torna -se particularmente interessante para animações 3D. Uma imagem espacial é então adicionada à ilusão de ótica. O pré -requisito é que os ruídos são colocados exatamente no lugar certo. Você acha a impressão resultante mais realista e, às vezes, quase não pode mais distinguir entre filme e realidade.

O efeito especial da McGurk

Você sabe com certeza que pode ouvir exatamente o que alguém diz? Se você tem tanta certeza, pode experimentá -lo com o efeito McGurk. Este é um engano acústico muito interessante: uma experiência auditiva é sobreposta pela percepção óptica. O fator decisivo é sempre o que o movimento que o falante faz com a boca. Você realmente acredita que ouve outras palavras. No entanto, a sequência de som armazenada não muda.

Com esse efeito, você descobre que pode até ler inconscientemente até lábios, mas precisa de alguma prática para um reconhecimento preciso.

O zumbido como decepção

Um dos decepções acústicas mais conhecidas e desagradáveis ​​é o zumbido . Este é realmente um ruído fantasma em seu ouvido. Você pode ouvi -los, mas eles realmente não existem. Um zumbido pode ser muito irritante para você. Especialmente quando o zumbido se mostra permanente, torna -se realmente desconfortável.

gatilho para zumbido inclui:

  • Acidentes
  • Trauma de audição por meio de sobrecarga de curto ou longo prazo
  • Estresse

No caso de um zumbido, diferentes abordagens de tratamento são adequadas, por exemplo, terapias psicológicas ou fisiológicas.

Um aparelho auditivo também pode contribuir para o tratamento bem -sucedido do seu zumbido.