Hörgeräteverordnung: Ausstellung und Gültigkeit | MySecondEar

Como faço para obter um aparelho auditivo?

Se houver suspeita de ouvir fraqueza, é melhor ir a um médico de ouvido, nariz e garganta (OR) desde o início. Um teste auditivo é realizado, a causa e o grau de sua perda auditiva são determinados e a adequação de seus ouvidos para aparelhos auditivos é verificada. Se uma perda auditiva for determinada, você receberá um regulamento de aparelho auditivo do médico.

Para que é necessário o regulamento do aparelho auditivo?

O regulamento do aparelho auditivo é como uma receita médica e o autoriza a receber um pagamento adicional em seus aparelhos auditivos por parte da companhia de seguros de saúde. A prova de uma necessidade médica dos dispositivos é um requisito básico para assumir custos. Para o teste auditivo gratuito, a seleção de um aparelho auditivo e um transporte de teste, ainda não é necessário regulamentação, somente quando a compra é processada. Seu acústico auditivo assumirá o faturamento na companhia de seguros de saúde. De qualquer forma, você deve esclarecer com seu seguro de saúde com antecedência se o acústico do seu aparelho auditivo está listado como parceiro contratual. Dessa forma, você evita complicações surpreendentes no subsídio.

Quais são as condições para um regulamento do aparelho auditivo?

Um regulamento para a necessidade de aparelhos auditivos bilaterais está sujeito ao seguinte no " Diretrizes do Comitê Conjunto Federal sobre a Portaria da AIDS nos cuidados médicos contratados ” Critérios estipulados:

  • Uma perda auditiva de pelo menos 30 decibéis na orelha melhor deve estar disponível em pelo menos uma frequência de teste entre 500 e 4000 Hertz.
  • A taxa de entendimento não deve ser a linguagem audiometricamente - na melhor orelha e com fones de ouvido no teste de monossilação de Freiburg com 65 decibéis - não mais de 80 %.

Para um fornecimento de suprimento interno, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  • A perda auditiva do ouvido ruim deve ter pelo menos 30 decibéis em uma frequência de teste entre 500 e 4000 Hertz.
  • A taxa de entendimento pode não estar sujeita ao idioma audiometricamente - no pior ouvido e com fones de ouvido no teste de monossilação de Freiburg a 65 decibéis.

Para outros tipos de aparelhos auditivos, incluindo aparelhos auditivos de condução óssea, critérios de desvio.

Validade da regulamentação do aparelho auditivo

Como regra, um regulamento de aparelho auditivo é necessário apenas para a atenção primária. Se você receber esse certificado, ele é válido por seis meses, mas deve estar disponível para a companhia de seguros de saúde 28 dias após a data de emissão. Consequentemente, preste atenção a uma visita oportuna ao profissional de assistência auditiva após a exposição. Assim, eles têm tempo suficiente para testar os novos aparelhos auditivos sem arriscar complicações no pagamento adicional.

A cada seis anos, você pode exigir um novo subsídio para novos aparelhos auditivos da sua companhia de seguros de saúde. Você geralmente não precisa ter um novo regulamento emitido para o atendimento a seguir. No entanto, as exceções se aplicam se novos aparelhos auditivos forem adquiridos antes do final do ciclo de seis anos, por exemplo, devido à perda. Nesse caso, você deve apresentar um novo regulamento de aparelho auditivo do seu médico OR.